Sobre o Jornal

Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someoneShare on TumblrShare on LinkedIn

Em 2017 publicamos o oitavo volume do Jornal Folha Biológica. Isso significa que há oito anos desenvolvemos esse projeto, que faz parte de um programa de Extensão Universitária em Divulgação Científica da Universidade Federal de Viçosa – Rio Paranaíba.

Nossa sociedade tem pouco contato com os acadêmicos brasileiros, e por consequência, pouco contato com a Ciência em sua origem. Em função desta lacuna, a tomada de medidas que visem dirimir a distância entre alunos secundários e aspectos diversos da ciência tem papel fundamental na difusão do conhecimento e no esclarecimento sobre o meio acadêmico.

Visando diminuir a distância entre o público e o meio acadêmico, o Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV, lançou em 2010 a primeira publicação seriada do campus de Rio Paranaíba.

O jornal Folha Biológica (ISSN 2177-6725) tem como objetivo a popularização da Ciência, buscando ser uma ponte para a troca de experiência e informação do meio acadêmico com o público secundarista da região do Alto Paranaíba.

O jornal é editado bimestralmente e é distribuído gratuitamente a mais de 200 escolas da rede pública da região. Com matérias abrangendo todos os aspectos das Ciências Biológicas, o jornal procura aumentar o conhecimento regional não apenas acerca da Ciência em si, como também, difundir os cursos existentes no nascente campus da UFV em Rio Paranaíba.

Em 2011 o Jornal foi selecionado pelo programa Acolher Bem, financiado pela Natura, como um dos 70 finalistas brasileiros.

A primeira edição da Folha Biológica foi distribuída durante o evento SIMBIO 2010 – I Simpósio da Biodiversidade, que aconteceu em Maio de 2010 em Rio Paranaíba – MG. Todo o acervo digital do jornal pode ser acessado neste site.

 

12 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. orlinda simoes bontempo

    Gostaria de receber o jornal Folha biológica

    1. kavalco

      Olá Orlinda,

      Basta você nos enviar o endereço de sua escola.

      Atenciosamente,

      Karine.

  2. Giih Carvalho

    oi, sou Giovanna de São Paulo, assisti a reportagem na Record e A-D-O-R-E-I a idéia, e gostaria muito de receber o Jornal, na minha escola. Mas gostaria de saber, se é gratuito,e se for, onde posso pedir, e se realmente será entregue .

    Obrigado desde já,

    1. kavalco

      Olá Giovanna,

      Você pode mandar um email para jornal@folhabiologica.bio.br com oendereço da sua escola, que a incluíresmo na mala direta.

      att,

      Karine.

  3. DeboraJacinto

    Oi sou estudante de Ciências Biológicas,estou no sexto período vi sobre o site no hoje em dia na record.
    Gostaria de receber seus materiais, desde já muito grata.

    1. kavalco

      Olá Debora,

      Os jornais são enviados a escolas públicas, em número reduzido para que possamos atingir um número maior de escolas. Mas você pode acessar todas as edições neste site e imprimí-las, já que estão no formato pfd.

      Atenciosamente,

  4. Suellen

    Gostaria de saber se a revista é gratuita.
    Sou estudante de pedagogia e gostaria de receber as revistas para mim mesma.

    Obrigada

    1. kavalco

      Olá Suellen,

      Obrigado pelo contato. Os jornais são enviados a escolas públicas, em número reduzido para que possamos atingir um número maior de escolas. Mas você pode acessar todas as edições neste site e imprimí-las, já que estão no formato pfd.

      Atenciosamente,

      Folha Biológica

  5. RafaelMCD

    Eu posso receber as edições via e-mail?

    1. administrador

      Caro Rafael,

      Não temos este serviço por enquanto. Iremos trabalhar na elaboração de uma página no Facebook e conta no Twitter para que seja mais uma forma de acompanhar o lançamento de novos números.

  6. Ivan Carvalho

    Esse nome do Jornal deveria mudar, pois já existe outro jornal com o mesmo nome, publicado desde o ano 2000, com objetivos bem semelhantes a esse. Fica parecendo cópia…
    Dê uma olhada nas edições completas do Folha Biológica original em http://www.cursoimagem.com.br

    1. administrador

      Caro Ivan, obrigado por sua mensagem.

      Quando discutimos a escolha do nome fizemos uma busca na internet e não obtivemos resposta nem pelos sistemas de busca normais, nem pelo sistema de registro do Ibict. Se tivesse sido encontrado na época, teríamos colocado outro nome. Assim, sem retorno nos mecanismos de busca, registramos o nome junto ao Ibict, com o ISSN. Não vemos problemas em manter o nome, pois além de ser algo comum neste tipo de mídia, também não é incomum haver revistas científicas com mesmo nome. Como temos o registro no ISSN, não pensamos em alterar nome neste momento, pois seria necessário fazer novo registro.

      Acreditamos que isso não afetará os trabalhos de vocês, que aliás, é bem interessante e está de parabéns.

Deixe uma resposta